sistema da informação
Um Sistema de Informação (SI) tem como objetivo armazenar, tratar e fornecer informações a fim de apoiar as funções ou processos estratégicos, gerenciais, administrativos e operacionais de uma organização.
Todo SI possui um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta na entrada (ou recupera), processa, classifica, armazena (organiza) e distribui na saída, informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização. Vide figura a seguir.
Sistema é o conjunto de partes de um organismo que trabalham para a realização de um objetivo comum. Essas partes podem ser funções, órgãos, processos, estágios, pessoas, máquinas etc. O funcionamento de um sistema depende de uma condição dinâmica em permanente desequilíbrio e não em equilíbrio, mantida por mecanismos de feedback, complementaridade e compensação.
PROPRIEDADES SISTÊMICAS
Qualquer estímulo aplicado a qualquer parte terá efeito no todo. A relação é de interdependência.
Os sistemas devem se adaptar por meio de aprendizado e auto-organização, mantendo equilíbrio interno pelo constante fluxo de entrada e saída de recursos. A homeostasia (equilíbrio), porém, nunca é plena.
É contingência do sistema aberto competir por recursos com outros sistemas. Na prática, não há sistema de fato autônomo (fechado). A própria influência do sistema sobre o seu ambiente retorna a ele pela retroação. Toda ação deve ser pensada!
Sistemas abertos seguem o princípio da equifinalidade, segundo o qual se pode alcançar o mesmo objetivo final a partir de caminhos diversos (flexibilidade). Demonstração: falácia da afirmação do consequente.
Sistemas de produção utilizam somente habilidades individuais específicas. Por outro lado, as pessoas apenas parcialmente inserem-se nas organizações, tomando parte de sistemas múltiplos e sobrepostos.
Para o sistema (a organização) poder transformar, ele próprio precisa ser transformado (mantido).