O final dos tempos
A partir deste conceito os programas de prevenção priorizavam a abstinência total ao uso de drogas, o que hoje está representado pelo tipo de campanha “Diga não as drogas”. Assim, este tipo de programa preventivo pretende em última análise “informar e formar” pessoas para que nunca experimentem qualquer tipo de drogas.
Olhando por este prisma fica fácil entender porque tantos educadores apoiam e trabalham com este tipo de programa, afinal, qual educador defenderia e acreditaria nos benefícios do uso de drogas ?
Entretanto, nesses últimos anos as pesquisas sobre o uso abusivo de drogas na adolescência revelam um fato de maior importância . Os projetos que priorizam a abstinência total ao uso de drogas não conseguem alcançar seu maior objetivo : fazer com que os jovens não experimentem as drogas. O que vem sendo apontado como um dos grandes problemas deste tipo de projeto é justamente o que está em sua base : a simplicidade da concepção dualista ( o Bem e o Mal, o Certo e o Errado) . Aqui vão algumas idéias para compreendermos melhor este fato e, por fim, apontar possíveis caminhos para uma tarefa preventiva na escola.
O uso de drogas x o uso abusivo de drogas
Em primeiro lugar, é importante repensarmos alguns conceitos que podem nos auxiliar a esclarecer certos enganos. Falamos diversas vezes à palavra drogas, mas o que são as drogas ? Existem diversas definições sobre o que sejam as drogas, aqui usaremos o conceito utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS): drogas são