Experimento Física MRUV
Turma:1° INFORMÁTICA
Integrantes do Grupo:
Juiz de fora, 21 de abril de 2012
Objetivo:
Na prática, o objetivo desta experiência foi demonstrar que existe a aceleração (variação da velocidade) em um móvel quando o mesmo se desloca em um plano inclinado, mesmo quando há o mínimo de atrito possível.
Introdução:
Os movimentos retilíneos, no qual o corpo se desloca apenas em trajetórias retas possuem dois tipos de movimentos mais estudados: Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV).
O Movimento Retilíneo Uniforme se define pelas variações de espaços iguais em intervalos de tempo iguais, ou seja, a sua velocidade é constante e não varia de módulo.
Suas principais fórmulas são: Em que:
ΔS=Espaço final – Espaço inicial Δt= tempo final – tempo inicial
S=Espaço final S0= Espaço inicial
V= velocidade T=tempo
No MRU, a velocidade em qualquer instante é igual à velocidade média, já que o valor da velocidade nuca se altera. Portanto V= Vm.
O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, assunto principal deste experimento, consiste em um movimento no qual a velocidade não é constante ao decorrer do tempo, ou seja, a velocidade sofre aceleração à medida que o tempo passa. A aceleração é uma grandeza vetorial, que possui módulo, direção e sentido.
No MRUV existem várias fórmulas para calcular a aceleração, a velocidade em certo momento, o tempo ou o espaço. Aqui estão algumas delas: Em que: a=aceleração ΔS=Espaço final – Espaço inicial
Δt= tempo final – tempo inicial S0= Espaço inicial
v=velocidade