o fim do ano
Lançado para desenvolvedores em 23 de setembro de 2008, o Android é um sistema operacional móvel utilizado em celulares e tablets, assim como o Windows é usado em computadores e notebooks. Durante seu crescimento, a Google manteve interesses diversificados, investindo não apenas no buscador, mas também em serviços de emails, vídeos e até mesmo editores de texto. Portanto, quando a empresa resolveu lançar um sistema operacional específico para dispositivos móveis, já era possível perceber que os aparelhos poderiam dominar o mercado.
Foi um investimento da Google, com a compra da empresa Android Inc. em 2005. A consolidação veio no ano de 2010, com um crescimento de mais de 800% nas vendas de aparelhos de várias marcas que contavam com este sistema operacional para funcionar. Foram vendidos mais de 1,6 bilhão de celulares em todo o mundo no ano, segundo a líder em pesquisas sobre tecnologia Gartner. O sistema é baseado no Linux, com o objetivo de ser uma plataforma aberta, devido ao código livre, de fácil adaptação e gratuita. Essas características permitem que o sistema seja utilizado em aparelhos de várias marcas, o que auxiliou em sua consolidação. Portanto, marcas como a Motorola e Samsung resolveram apostar no novo sistema, deixando o Symbian para trás. Tudo isso tendo em vista o grande crescimento do uso de smartphones e tables.
Ainda de acordo com a Gartner, houve um aumento de 72,1% na venda de smartphones. O Google anunciou em junho desse ano que o Android tem 500 mil ativações por dia, o que representa um aumento de 25% em relação ao mês de maio.
Uma curiosidade bacana sobre o sistema é que as versões são intituladas com nomes de sobremesas e seguem uma ordem alfabética:
1.0 Astro – lançado em setembro de 2008:
Foi o primeiro da série, tinha como foco empresas, o que caracterizava pelo suporte a navegadores HTML, e vários serviços como reprodução de vídeos via YouTube, GTalk, Gmail, Google Maps e Google Sync. Com outro diferencial que é a