O fim da guerra fria, o neoliberalismo e a nova ordem econômica mundial
Com o colapso de uma das ordens, no caso a ordem comunista, e a ascensão da ordem capitalista, não havia outra saída para os demais Estados no ambiente internacional a não ser a aceitação de ordem capitalista e suas noções de justiça. Uma vez que o perigo da guerra nuclear e o da devastação dos Estados deixavam de existir, e uma vez que a segurança já estava garantida, a principal preocupação passava então de segurança para aspectos econômicos, o que faz com que o realismo não tenha mais tanta eficiência em explicar o ambiente internacional pós Guerra Fria.
Depois do término da Guerra Fria e o colapso da ordem comunista social, as próprias noções de justiça do bloco comunista e os pressupostos do direito social acabaram consequentemente perdendo legitimidade para as noções de justiça do bloco capitalista e seu direito civil. Desta maneira, a noção do que é justo ou injusto toma os parâmetros adotados pela ordem capitalista (que é a ordem dominante até os dias atuais) e passa a dominar em uma parte significativa do ambiente internacional.
O que ocorre de fato é que com a ascensão da ordem capitalista sobre a ordem comunista (EUA sobre URSS), o direito civil ganhou mais força sobre o direito social, pois não havia alternativa além