O Filme O Leo De Lorenzo Uma Drama Vivido Por Um Casal
Em pouco tempo, o estado clínico de Lorenzo só piora, e seus pais inconformados pelas poucas explicações disponibilizadas pela Ciência na época, e por ela não investir e não possuir pesquisas mais avançadas destinadas para o estudo da ALD por motivos financeiros, e desesperados por ver seu filho completamente debilitado, conscientes de que a dieta proposta pelos médicos não surtia efeito, decidem estudar a fundo a doença de Lorenzo iniciando assim uma jornada de muita pesquisa e dedicação.
Após muitas pesquisas, eles descobrem que com uma mistura de dois ácidos graxos insaturados (oleico e erúcico, respectivamente) poderiam formular um óleo que enganasse o organismo e parasse de produzir os ácidos graxos saturados, estabilizando assim a doença. Porém, não podiam testar as próprias descobertas em seu filho e não tinham apoio de qualquer tipo, pois o óleo era tóxico para os ratos, levando – os a morte. Para testar se o óleo traria benefícios a Lorenzo, Deirdre Murphy , cunhada de Augusto foi usada como cobaia. Após alguns dias de uso, verificou-se através de exames sanguíneos que as taxas de C24 e C26 diminuíam.
A obra está repleta de elementos científicos, desde a pesquisa ao uso de análises qualitativas e quantitativas. Um bom exemplo é o momento em que o casal Odone tem dúvidas quanto a dosagem