O filme Nell à luz de VYGOTSKY
05 de Janeiro de 2014
O FILME NELL À LUZ DE VYGOTSKY
O filme Nell ( EUA, 1994, dirigido por Michael Apted) apresenta a história de uma mulher vivendo isolada numa floresta com sua mãe. Quando a mãe morre Nell é descoberta e passa a ser objeto de analise médica. As características e fatos mais marcantes de sua vida são:
a) Criada longe da sociedade desde o nascimento.
b) Apresenta uma linguagem incompreensível decorrente do fato de sua mãe ter sofrido um AVC e apresentar dificuldades na fala.
c) Sente falta de sua irmã gêmea que morreu ainda pequena e a quem recorda freqüentemente. Faremos a analise deste filme com base na teoria de Vygotsky conforme apresentado no livro VYGOTSKY: Aprendizado e desenvolvimento – Um processo sócio-histórico, de Marta Kohl de Oliveira.
A personagem principal do filme foi privada do convívio com outras pessoas e em razão disso apresenta um desnível de aprendizado em comparação com outras pessoas da mesma idade criadas em ambiente socialmente compartilhado.
Na concepção que Vigotsky tem do ser humano, portanto, a inserção do indivíduo num determinado ambiente cultural é parte essencial de sua própria constituição enquanto pessoa...
O desenvolvimento da espécie humana e do indivíduo dessa espécie está, pois, baseado no aprendizado que, para vygotsky, sempre envolve a interferência, direta ou indireta, de outros indivíduos e a reconstrução pessoal da experiência e dos significados.
OLIVEIRA,1997.p. 78-79
Neste aspecto o leque de Nell ficou restrito, pois não dispunha de oportunidades de interação com outras pessoas, além da própria mãe. Seu “filtro” para enxergar a realidade que a envolvia foi constituído quase exclusivamente com base na interação com a mãe. E por isso carregava medos e apreensões semelhantes aos dela. Isto corresponde a afirmação de
Vygotsky de que é “ o grupo cultural onde o indivíduo se desenvolve que lhe fornece formas de perceber e organizar o real, as quais vão