filme nell
O filme relata a historia de Nell uma menina criada com sua mãe sozinha isolada numa selva, sem nenhum tipo de recursos. A mãe de Nell parece ter sido violentada e acabou engravidando de gêmeos, mesmo com certos problemas de saúde ela consegue criar suas filhas,mas Nell perdeu sua irmã quando tinha aproximadamente 10 anos, Nell foi criada por sua mãe, sem sair de casa durante o dia, pois ela tinha medo que acontecesse com a filha o mesmo que aconteceu com ela, Nell tinha uma linguagem própria que a psicóloga dizia se uma linguagem própria de gêmeos. Ela vivia no mundo que era só seu.
Nell era uma mulher com comportamento de criança ela viveu toda sua vida com sua mãe numa selva isolada de todos e de tudo, inocente nada sabia da vida, era agressiva diante de algo que pudesse lhe causar pavor e medo, tinha fobia de se expor durante a luz do sol, Nell tinha uma linguagem só sua, brincava como uma criança, no texto, o brincar em winnicott, diz que a brincadeira se sustenta a partir de uma fantasia que se oculta dentro de si. É tarefa de o analista interpretar essa fantasia, foi exatamente o comportamento naquele momento não do analista, mas do medico que estava ali acompanhado o caso de Nell. (o brincar e a experiência analítica p.46).
De acordo com Vygotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade. (Luria, 1976)
No filme quando Nell brincava e fazia gestos diante do espelho a psicóloga pontuou isso como sendo o eu objetivo e o eu subjetivo, para winnicott seria o brincar e a busca do self (winnicott,1975,p.80,para mim seria a construção do EU.
Nell não teve muita experiência de vida, eu poderia dizer que sua experiência de vida foi restrita, por não ter aproximação com pessoas Nell não pode criar uma história social, pois ela não tinha outra referencia a não ser de sua mãe, essa foi a única