WATER - The drop of life
O episódio, no fundo, começa por referir que conta a história da água e que esta é uma historia de vida e de morte, de ricos e pobres (sendo os ricos os países desenvolvidos e os pobres os países em desenvolvimento), de beleza e de desespero, de crises e de esperança e que nos é contada com a colaboração de lideres mundiais ( Kofi Annan (ex-secretário das nações unidas), Gonbacheu (ex-presidente da Rússia), Ted Danson (Presidente da American Oceans Campaign) e Shimon Peres ( ex-presidente de Israel)) Neste episódio é explicado o que acontece quando tentamos controlar os rios poderosos e que o tentar ter controlo sobre a água, pode levar a últimas consequências como a guerra sobre o controlo da água.
Egipto
O fascínio das pessoas pelos rios prende-se com o que estes podem proporcionar: alterar os seus cursos, a criação de barragens, redireciona-los para a rega, dar energia para as fábricas e iluminar as nossas cidades. No entanto estes impactos sobre os rios para atender às nossas necessidades resulta em consequências a longo prazo como as cheias. Nos anos 60 foi construída uma barragem para a produção de uma parte significativa de energia elétrica, permitia controlar as cheias e ter água para os períodos de seca. Com isto permitia ter varias colheitas por ano em vez de uma só, o que permitiu o aumento dos rendimentos em 200% nos últimos 30 anos. A barragem tanto trouxe vantagens como trouxe desvantagens, o que levou á inundação de lugares arqueológicos e a deslocação de vários monumentos, o que teve o custo de 40 milhões de dólares. Milhares de agricultores foram realojados quando os seus campos e casas foram inundados, e as águas escassearam em nutrientes, o que levou á utilização de fertilizantes que poluem os terrenos e as águas.
Rússia
A seca do mar Aral (entre o Cazaquistão e o Uzbequistão), devido ao desvio dos rios que o abasteciam, o Syr Darya e Amu Darya, e á água quer era