O fichamento
Ansiedade e o Estresse Pré-competitivo (pp. 01 – 08).
FABIANI, Marli Terezinha – PUCPR Artigo 2008
“Destaca-se que a ansiedade e o estresse são estados psicológicos que têm influência direta na execução de tarefas que exijam concentração e esforços prolongados”.(p.01).
“É de extrema importância que o atleta tenha domínio de seu aspecto psicológico para a competição, sendo que referida preparação constitui num fator de equilíbrio da capacitação física agindo diretamente no rendimento dos atletas”. (p.01).
“Propiciar aos atletas respaldo psicológico é tão importante quanto lhes fornecer uma alimentação balanceada e exercícios regulares [...] o fator psicológico pode influenciar no rendimento do atleta”. (p.01).
A dimensão tomada pelo desporto vem sendo marcada pela existência de forte competição e conflito na busca de melhores resultados. Dessa forma, a psicologia do esporte e do exercício tem sido alvo de discussões doutrinárias e debates, pois, cada vez maior tem sido a preocupação com o desempenho dos atletas nos treinamentos e nas competições. (RAMIREZ, 1999).
“(...) o treinamento é uma etapa de suma importância e indispensável ao bom desempenho dos atletas, pois consiste basicamente na prática diária - ou quase diária - e repetitiva da mesma atividade visando alcançar uma melhor performance no esporte praticado (...)” ( p.03). “(...) níveis excessivos de ansiedade tendem a restringir o campo da atenção, e o atleta poderá começar a prestar atenção somente a um número limitado de sinais pois a interferência dos fatores psicológicos tende afetar o desempenho físico do atleta”. (CRATTY,1984).
“[...] a maioria das derrotas no mundo do esporte é justificada pela dificuldade em controlar as emoções negativas, como a ansiedade e o estresse, por exemplo, que são considerados fatores perturbadores do rendimento dos atletas”. Abrantes (2007).
O estresse que costuma ser visto como grande vilão de nossas vidas, nada