O fazer educativo hoje libertação e educação
O filme “TROPA DE ELITE 2” se trata de uma forma bem realista da violência e da corrupção a nossa sociedade.
Fugindo do combate óbvio entre policiais e traficantes, o filme mostra Capitão Nascimento em sua batalha contra policiais e políticos corruptos, sem deixar, no entanto a questão da violência de lado.
Nascimento consegue controlar o BOPE e com isso, diminui drásticamente o tráfico de drogas, porem não enfraquece o sistema sócio-político, pelo contrário os agentes públicos que se beneficiavam do tráfico, integrantes da policia militar perdem sua principal forma de lucro e passam a formar Milícias agindo diretamente nas ruas sem o intermédio dos traficantes, o que se mostra muito mais rentável.
È um fato aqui no Brasil os políticos corruptos terem uma forte influência na mídia, onde são mostradas diversas estratégias para beneficiar boas opniões e idéias sobre si.
Existem muitos representantes que afrontam os cidadãos e usam o poder que o estado detém para suprimir os direitos e garantias fundamentais, esses atos são praticados pela policia corrupta e de certa forma, torna-se uma ferramenta importante para os políticos conseguirem manipular comunidades carentes, com interesses particulares.
Infelizmente vivemos em um país onde a corrupção já não assusta, as pessoas já estão acostumadas a se vender, onde o crime faz parte do dia a dia. Onde não se tem mais amor ao próximo.
A sociedade virou uma bagunça, as pessoas estão muito ambiciosas, não ajudam uns aos outros, até as pessoas da mesma família estão se revoltando uns contra os outros, matando, abusando enfim tantos tipos de violência hoje em dia.
No entanto compreende-se que a sociedade está pautada em profundas desigualdades sociais.
No contexto do filme é muito claro que, a violência e a corrupção de policiais e políticos faz parte da nossa realidade e que a sociedade colabora em troca de benefícios a si mesmo onde vem se tornando o nosso país, um país violento e com a