Corrosão
A corrosão é um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e que pode ser facilmente encontrada em obras metálicas, sendo indesejáveis nos elementos estruturais. Esse processo se aplica a todos os materiais metálicos, exceto os nobres. O produto da corrosão é um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, estética e entre outros, sempre necessitando de cuidados para prolongar sua durabilidade.
Vários são os fatores que afetam o processo de corrosão, entre eles, a temperatura, a umidade, os compostos presentes no meio e os microrganismos, sejam estes, bactérias, fungos ou vírus.
É importante levarmos em consideração o processo de corrosão, o fenômeno tem acarretado no cotidiano uma serie de problemas, seja na construção civil, nas explosões de caldeiras, nos rompimentos de adutores de água, entre outros, onde cerca de 50% das falhas de materiais estão ligadas a corrosão.
Objetivo Experimental
Observar o comportamento quanto à corrosão do aço carbono, isolado ou em presença de alumínio, cobre ou magnésio, em diferentes meios, identificar os meios corrosivos para o aço carbono e verificar a influência da presença de outros metais no meio corrosivo sobre a corrosão do aço carbono.
Procedimentos Experimentais
Para esta experiência, primeiramente numeramos os 10 tubos de ensaio que seriam utilizados, em seguida, limpamos os tubos e os corpos de prova de aço a serem usados.
Após isso, colocamos em cada tubo de ensaio 1ml da solução de ferricianeto de potássio, e cobrimos os corpos de prova que neles estavam com cada uma das soluções conforme tabela que veremos a seguir.
Logo depois de colocarmos os corpos de prova em cada uma das soluções, observamos os tubos por cerca de 30 minutos e anotamos