O fator terra e trabalho em economia
Introdução:
Os fatores Terra e Trabalho são basicamente dois dos três fatores de produção da economia. E em economia, fatores de produção são os elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços, conforme definiu a Escola Clássica dos economistas dos séculos XVIII e XIX. Resumidamente:
Fator Terra são terras cultiváveis, florestas, minas (recursos naturais, matéria-prima).
Fator trabalho é o setor do homem e todo tipo de produção dele (mão de obra e serviço).
Desenvolvimento:
O fator Terra:
I. O que é o fator Terra?
Em seu significado econômico, este recurso é constituído pelo conjunto dos elementos da natureza utilizados no processamento da produção. O primeiro setor se define basicamente em “matéria-prima”.
Não obstante seja denominado como fator terra, ele não inclui apenas a disponibilidade total de terras disponíveis para a agricultura e a produção animal, mas também para a agricultura utilizada com o conjunto dos elementos naturais que se encontram no:
Solo e no subsolo;
Lençóis de água subterrâneos;
Mananciais;
Riachos;
Ribeirões;
Rios e quedas d'água;
Lagos;
Mares e Oceanos;
Vegetação e recursos da Flora;
Fauna;
Clima e pluviosidade;
Recursos extra-planetários (como o Sol e o espaço sideral).
Assim, o fator terra engloba todos os recursos e condições existentes na natureza. É do complexo conjunto dos elementos que o constitui que o homem extrai os bens econômicos com os quais procura saciar suas ilimitáveis necessidades individuais e sociais.
II. Os recursos naturais: O conceito do fator Terra
Do elenco de recursos que os sistemas econômicos mobilizam no desencadeamento do processo de produção, as reservas naturais, ou o fator terra, constituem a base sobre a qual se exercem as pressões e as atividades dos demais recursos.
As reservas naturais, renováveis ou não, encontram-se na base de todo processo de produção. As dádivas da natureza,