Introdução a economia
A economia estuda a ação econômica do homem, envolvendo, essencialmente, o processo de produção, geração e a apropriação da renda, o dispêndio (as despesas) e o processo de acumulação. A economia, para que possa dar respostas aos problemas econômicos, procura o respaldo e outras áreas do conhecimento – das ciências humanas, das ciências exatas (matemática) e outras ciências, com o objetivo de resolver os problemas econômicos.
A economia se preocupa com grandes temas que interferem de uma ou de outra maneira na vida do homem. Dentre eles temos: escassez de recursos, emprego, produção, trocas, valor, moeda, preços, mercados, concorrência, remunerações, agregados, transações, crescimento, equilíbrio, organização.
1.1 Conceito de Economia
Economia pode ser definida como a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas. Vasconcelos ( 2002, p.21)
Pode-se dizer que o objeto de estudo da ciência econômica é a questão da escassez, ou seja, como economizar recursos.
A escassez surge em virtude das necessidades humanas ilimitadas e da restrição física de recursos. Afinal o crescimento populacional renova as necessidades básicas; o contínuo desejo de elevação do padrão de vida e a evolução tecnológica fazem com que surjam novas necessidades. Nenhum país, mesmo os mais ricos, são auto-suficientes, em termos de disponibilidade de recursos produtivos, para satisfazer a todas as necessidades da produção.
1.2 O problema Fundamental da Economia
Segundo Rossetti (1997), o problema fundamental da economia está relacionado ao conflito entre os recursos limitados e necessidades ilimitáveis. Em outras palavras, o problema fundamental da economia se refere à escassez