O fator deus
O texto O fator Deus de José Saramago trata de um assunto muito delicado hoje em dia, a crença. A diversidade de crenças no mundo atual é muito grande, pois são encontradas em diversas religiões e está espalhada em diversas regiões, cultural ou não, regional ou não, os vários tipos de crenças estão presentes na vida de milhões de pessoas ao nosso redor. E o autor enfatiza os casos dos que acreditam que matar em nome de Deus é um sacrifício que trará satisfação espiritual.
Há evidências marcantes de diversos acontecimentos feitos em nome de Deus, o autor expõe estas evidências de forma quase inaceitável. Atualmente existe uma sub-cultura cristã dentro das igrejas nacionais e internacionais que se chama Jesus Freaks (Loucos por Jesus), fundada na Alemanha no inicio da década de 90, essa sub-cultura segue uma linha de pensamento oposta a do autor porém é mais um exemplo do “fator Deus” . Pessoas morrem por não negarem em hipótese nenhuma, o nome de Deus/Jesus por pior que seja a circunstância, em alguns casos são assassinadas em grupo, para simbolizar o quanto são capazes de fazer pela paixão que sentem por Jesus. E acabam perdendo o que ganharam de mais precioso de Deus a vida.
Qual o sentido de matar ou morrer em nome de Deus? Essa duvida incomoda o autor, que é ateu talvez por não conseguir entender essa incoerência aborda em seu texto, a Bíblia que fala de coisas tão bonitas, que conta boas novas, que ensina tantas coisas, é um exemplo de incoerência, é tão estuda por lideres religiosos, mais não é obedecido os mandamentos divinos. E Deus continua inocente, o autor não consegue entender o motivo da criação de seres capazes de matar de forma brutal e simplesmente dizer que foi em nome de Deus, para sua honra e glória.
Os assassinos ou perseguidores na maioria das vezes, se sentem realizados e garantem receber bênçãos maiores vindas de Deus. Mais será que permanecerão impunes por muito tempo? E o juízo de Deus que tão e