O exercício da enfermagem
A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa família e coletividade. O enfermeiro atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde , com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
Como qualquer outra profissão a enfermagem tem suas regras ( direitos e deveres) e as leis a seguir vem mostrar como tudo deve funcionar:
Lei de Exercício profissional. Lei 7.498/86 regulamentada pelo decreto 94.406/87. Art.2º - a enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre exercício.
S único: A enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico e auxiliar de enfermagem e parteiras respeitando os respectivos graus de habilitação.
Lei 5.905 de 12 de julho de 1973: dispõe sobre a criação de conselhos federais e regionais de enfermagem e dá outras providências.
Lei 7.498 de 25 de junho de 1986: dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providencias.
Resolução COFEN- 240/00: aprova o código de ética dos profissionais de enfermagem.
Art. 6º da Lei nº 7.498. I- O titulo do diploma de enfermagem conferido por instituição de ensino nos termos da lei. a) Art. 11º da Lei de nº 7.498. o enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem cabendo- lhe privativamente: b) A) direção do órgão de enfermagem: c) Consulta de enfermagem d) Cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com riscos de vida.
A enfermagem e suas atividades auxiliares podem ser por pessoas habilitadas e inscritas no conselho regional de enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.
Ética e Bioética
Ética: é a ciência da conduta humana perante seus semelhantes.
Ética profissional: é o conjunto de normas de conduta que deverão ser postas com prática no exercício de qualquer