A evolução do exercício em enfermagem
Passada por um plano de reestruturação instituído como: “ Ciência, Arte e Ideal ”. Princípios que redefiniram a prática segundo Florence e tornou a enfermagem uma ciência com saberes científicos associados ao desenvolvimento de técnicas que a colocou na qualidade de profissão, qualidade até antes inconcebível á prática, reconquistando saberes antes negados, porém pertinente á mesma enquanto uma prática fundamentada no cuidado assistencial a saúde e além dela á vida. Assegurando – lhe respeito e credibilidade enquanto Ciência, Arte e Ideal.
Princípios os quais redefiniram a prática e a tornaram uma ciência em todos os aspectos científicos e sociais estruturada por Florence, os quais tornaram a enfermagem uma ciência e política de saúde bem estruturada e assim respeitada perante a sociedade.
O século XX trouxe para o trabalho geral e em Saúde aprimoramento tecnológico dos instrumentos de trabalho e na enfermagem este mesmo aprimoramento resultou na busca pela cientificidade do seu saber bem como na evolução e no avanço assistencial, científico e tecnológico no cuidado de enfermagem e no domínio dos equipamentos de ponta como ferramentas de promoção e garantia da mesma á sociedade e as suas necessidades políticas e assistências em favor da saúde e em seu fundamento assistencial, constitucional, político e social da promoção, prevenção, manutenção e cuidado á vida.
Conclui – se que enfermagem vem sendo uma prática social e considerável tida como sendo resultado de um trabalho necessário e de interesse da sociedade atuante na manutenção e na apropriação de seus direitos e no maior deles o direito a vida e a toda