Exercicio da enfermagem
O profissional da enfermagem que atua no centro cirurgico é responsável em manter a sala cirúrgica em ordem para os procedimentos e pelas normas do cofen resolução 280/2003,veda qualquer profissional da enfermagem a função de auxiliar em cirurgia,em caso de de urgência nos quais à risco iminente da vida. É dever do profissional da enfermagem o transporte do paciente para a cirurgia,da cirurgia para a UTI. O enfermeiro do centro cirurgico é responsável pela centralde materialme esterilização (CME). O dever do enfermeiro é zelar pela prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar. No ambiente da UTI deve proporcionar um ambiente terapêutico, a prestação de uma assistência especializada e competente capaz de promover a mais pronta recuperação das funções vitais do paciente em um clima de conforto e segurança e de acordo com suas necessidades. É função privativa do enfermeiro a prestação de cuidados de enfermagem e cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimento científico adequado e capacidade de tomar decisões imediatas.
É dever do profissional de enfermagem manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em raão de sua atiidade profissional, exceto nos casos previstos em lei. De acordo com outro artigo é dever do profissional prestar adequadas informações ao cliente e família a respeito da assistênica da enfermagem,possíveis benefícios e consequencias que possam ocorrer.
Exercício da enfermagem em assistência ao idoso
. Todos os profissionais devem oferecer ao idoso e sua família uma atenção humanizada com orientação, acompanhamento e apoio domiciliar. Para a efetivação de uma assistência humanizada, os profissionais devem planejar e programar as ações, estar preparados para lidar com as questões do processo de envelhecimento e buscar sempre o máximo de autonomia dos usuários. Acompanhar pessoas idosas frágeis, conhecer os hábitos de vida,