o eucalipto felizmente existe
DISCIPLINA: RECURSOS FLORESTAI 1
O EUCALIPTO, FELIZMENTE EXISTE.
Historicamente, o mito sobre a produção de eucalipto e o consumo de água surgiu devido à maneira como eram cultivadas espécies de rápido crescimento no país e, com a falta de divulgação, tanto em relação ao manejo florestal quanto a fatores que interferem na absorção de água pela florestal. Porém, nos últimos anos, muitos esforços foram feitos para demonstrar que o consumo de água pelo cultivo de eucalipto não é diferente do de outras culturas e que esse consumo se faz necessário para a sobrevivência de outras espécies na terra, pois se não morreríamos afogados nos períodos das chuvas ou de calor nos dias de temperaturas extremas.
Também muito se houve falar sobre o mito que a cultura do eucalipto empobrece o solo, pesquisas mostraram os efeitos benéficos do eucalipto sobre diversas propriedades do solo, como estrutura, capacidade de armazenamento de água, compactação, drenagem e aeração, entre outras, quase tudo o que o eucalipto tira do solo, ele devolve. Após a colheita, cascas, folhas e galhos, que detém grande parte dos nutrientes da árvore, permanecem no local e incorporam-se ao solo como matéria orgânica. Além de contribuir para a reposição de nutrientes, essa espessa camada de resíduo florestal contribui também no controle da erosão.
Além disso, podemos dizer que o eucalipto é uma fonte de renda extra para os produtores, pois em áreas onde a cultura for implantada pode-se continuar cultivando culturas anuais como soja, milho e ainda implantar pastagem para que com isso se possa ter uma renda extra mensalmente ou anualmente na propriedade.
Com tudo isso, podemos dizer que a cultura do eucalipto não é o vilão em relação ao consumo de água, muito menos ao empobrecimento do solo e que pode ser uma fonte de renda alternativa para os produtores tanto de grandes como de pequenas propriedades.