O estudo do cubo mágico
O estudo do Cubo Mágico
Introdução
O cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974. Geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo.
Metodologia
A montagem do Cubo requer uma enorme gama de movimentos em sua maioria repetitivos, seguindo uma sequência lógica para que se chegue ao objetivo final que é a sua montagem. Durante o processo de montagem, várias foram as dificuldades encontradas ao me deparar com o cubo, afinal foi a minha primeira experiência com um Cubo Mágico.
Após as aulas e infinitas explicações do professor e leitura do material dado minha dificuldade ainda permanecia e minha cabeça dava nó a cada explicação. Foi ai que decidi que era importante pra eu superar esse obstáculo e vendo outras pessoas conseguirem montar pensei, porque não?. Busquei ajuda na internet, com alguns amigos e assisti inúmeros vídeos e com meu cubo em mãos comecei a conseguir entender todo processo que envolvia a montagem, cada passo eu tentava repetir cuidadosamente e procurava mentalizar a sequência ensinada.
Pois bem, algumas fases eu consegui superar, como a 1º ao fazer a cruz branca no centro amarelo e depois levar as peças brancas para baixo e por ultimo preencher o lado branco, finalizando assim a parte 2. Na terceira etapa que consiste em formar duas fileiras do cubo com as cores certas a dificuldade foi maior e mesmo com treinos não consegui finaliza-la.
Conclusão
Apesar de todo esforço e dedicação ainda não consegui concluir as 7 etapas para a montagem do cubo. Continuo treinando e assistindo aos vídeos, percebi na sala de aula a