Globalização
Globalização Econômica
Blocos Econômicos
Direito e Globalização
Docente: Samantha Meyer
Globalização Econômica – Blocos Econômicos
Globalização é o processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas no mundo todo. É com este processo que as pessoas, governos e empresas trocam ideias e realizam transações financeiras e comerciais, é a internacionalização das práticas capitalistas, e, também, espalhando aspectos culturais pelos quatro cantos do mundo.
Este processo teve início nos séculos XV e XVI, quando o homem europeu com as grandes navegações e descobertas marítimas entraram em contato com povos de outros continentes estabelecendo relações comerciais e culturais. Durante este período, as nações colonizadoras impuseram sobre os colonizados suas culturas e seus modos de verem o mundo. Foram responsáveis pela exploração maciça das riquezas naturais e sociais daquilo que viria mais tarde ser conhecido como “mundo subdesenvolvido”
A globalização econômica se consolidou a partir do de meados do século XX através da III Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica. Através deste processo se estabeleceu a intensificação das transações comerciais e a diminuição das fronteiras que separavam as nações, é como se o mundo que antigamente era “gigante” passou a ser “minúsculo”.
Neste contexto de aceleração, as grandes nações capitalistas tomaram como prática a consolidação de acordos que viabilizassem a obtenção de matérias-primas e a garantia de novos mercados consumidores de produtos industrializados. Com tudo isso é que se percebeu a formação dos primeiros blocos econômicos na história do capitalismo.
O primeiro bloco que se tem notícias foi criado no final da II Guerra Mundial e era formado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Era conhecido como BENELUX e como acabou trazendo vantagens para estes países, foi atraindo a adesão de novos países