Composição de imagem
Antes de qualquer coisa, é necessário treinar o olhar. O exercício fotográfico ajuda a desenvolver o senso estético do fotógrafo, fator primordial para o sucesso das imagens produzidas. Entretanto, também existem alguns princípios universais que podem nortear o olhar de quem tem pouca prática fotográfica, além de afiar o olhar dos mais experientes, para que se possa chegar a um bom resultado. Todavia, é importante lembrar que a imaginação e a experimentação são primordiais e as regras de composição são apenas elementos de treinamento do olhar, e não de aprisionamento dele.
Ao retratar uma pessoa ou uma paisagem, o fotógrafo, seja ele amador ou profissional, busca a harmonia em sua composição, de forma a que quem veja a imagens tenha uma percepção dessa harmonia na imagem em questão. É tudo uma questão de perspectiva, assim como o ato de olhar uma paisagem por uma janela: se a pessoa se move um pouco para cima ou para baixo, para a direita ou a esquerda, o enquadramento já é, então, outro. Portanto, é imprescindível notar que qualquer alteração mínima no enquadramento é muito importante para obter o efeito desejado, já que a menor variação no ângulo de captura pode dar efeitos de visualização surpreendentemente diferentes àquela imagem.
Em nosso dia-a-dia, ao tirarmos fotos, dificilmente pensamos antes um roteiro. O processo de fotos cotidianas é completamente simples e instintivo no sentido da documentação, percebemos o total privilégio