Geoprocessamento
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
SETOR DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA
EAM 450 – GEOPROCESSAMENTO
Relatório 2: Composição Colorida e comportamento espectral dos alvos
Viçosa - MG
Junho -2013
Introdução:
O termo composição colorida ou falsa-cor, consiste da combinação de 3 bandas espectrais de satélites para a formação de uma composição colorida. Esta combinação de bandas consiste de uma seleção cuidadosa, observando se esta seleção contenha as informações espectrais realmente desejadas. É importante também salientar a necessidade de se selecionar a alocação de cores que tenham uma melhor percepção ao olho humano, embora, as informações contidas numa imagem sejam sempre as mesmas, não importando a combinação de bandas e alocação de cores (SOARES et al., 1992).
Quando se seleciona a melhor combinação de canais e filtros para uma composição colorida, tem-se que conhecer o comportamento espectral do alvo de interesse. Sem o conhecer, corre-se o risco de desprezar faixas espectrais de grande significância na sua discriminação. E para que se possam extrair informações a partir de dados de Sensoriamento Remoto, se faz necessário o conhecimento do comportamento espectral dos objetos da superfície terrestre. (NOVO, 1992).
Diante disso, o principal interesse do sensoriamento remoto reside na porção da energia que é refletida, sendo que a quantidade refletida varia de acordo com a natureza do material e com a região do espectro eletromagnético na qual a medida é feita (ERBERT, 2005).
Objetivos:
Este relatório tem como objetivo, apresentar o que foi desenvolvido na aula prática 02 da disciplina de geoprocessamento. Nesta aula foram introduzidos alguns conceitos fundamentais, abordando tópicos relacionados a composição colorida de imagens orbitais e técnicas de reamostragem de imagens e elaboração de mosaicos utilizando o software SPRING.
Metodologia:
De posse do software