Linguagem Fotográfica
LUCIANA CORREA
NP2: Resumo
Composição - David Präkel
Trabalho referente a NP2, apresentado à disciplina de Linguagem Fotográfica do Curso de Desenho Industrial da Universidade Paulista de Campinas.
Orientadora: Prof. Eduardo Mello
CAMPINAS
2015
PRÄKEL, David. Composição. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
RESUMO
"As melhores imagens combinam excelência técnica e composição forte. Embora não haja consenso a respeito do processo da composição, todos concordam que uma imagem ganha força com o seu uso. A técnica fotográfica pode ser complexa, mas sua aplicação é metódica e seu resultado, previsível. A composição, por sua vez, exige discernimento e exercício de gosto pessoal." (PRÄKEL, 2013, p. 6)
Composição é formada por todos elementos inclusos na fotografia bem combinados, desde linhas, formatos, tons e forma, textura, espaço e cor, podem resultar em uma foto interessante, de fácil entendimento para o espectador. Porém, não há regras, não adianta seguir um roteiro pré definido, o interessante de compor é o resultado imprevisível (apesar de ainda haver um influência das regras de composição da pintura e da ilustração), diferente das técnicas que devem ser seguidas para ter um resultado satisfatório na fotografia (foco, exposição, etc).
"As regras da composição oferecem ao fotógrafo um princípio e um meio de organização, mas elas também podem funcionar como uma camisa de força artística, inibindo a criatividade e gerando imagens estereotipadas. Muitas das tais 'regras' da composição baseiam-se em uma análise do que os fotógrafos e a convenção têm tradicionalmente considerado como boas imagens, e não no experimento ou na pesquisa científicos." (PRÄKEL, 2013, p. 9)
As fotografias são feitas para compartilhar experiências, mostras as outras pessoas algo sob outra perspectiva além daquela própria. Para conseguir esta troca de informação, a composição se faz importante pois é através dela que tudo o que forma a imagem