O ESTRESSE
O estresse é um componente da vida moderna e está cada dia mais presente, muitas vezes é um aliado na superação de desafios, mas cronicamente pode causar danos importantes para a saúde física e mental.
As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram consigo o estresse. Trânsito, a instabilidade no emprego, as violências, entre outras coisas, fazem com que recebamos doses diárias de estresse. Mas o estresse em si não é algo ruim, na verdade ele é uma verdade ele é uma importante resposta do organismo para manutenção da vida.
Temos que aprender, portanto, a lidar com ele, não permitindo que traga consequências danosas para nossa saúde.
1.1 O QUE É O ESTRESSE
O estresse e uma resposta do organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar.
Está presente nos animais com a finalidade de preservação da espécie, como por exemplo, para fugir de um predador. Hoje não precisamos nos defender de predadores, mas há muitas outras coisas que disparam o gatilho do estresse, que podem ser externas ou internas, agudas ou crônicas. As externas incluem condições físicas adversas (como dor, frio, calor excessivo) e situações psicologicamente estressantes (más condições de trabalho, problemas de relacionamentos, insegurança, etc.). Entre as internas estão também as condições físicas (doenças em geral) e psicológicas.
O estresse agudo é uma reação a uma ameaça imediata, que pode ser qualquer situação que é experimentada como perigo. Algumas pessoas por exemplo, tem verdadeiro pavor de viajar de avião, e quando fazem, apresentam um estresse passageiro. Na maioria dessas circunstâncias de estresse agudo, uma vez eliminado o fator estressante, a resposta do organismo se inativa e os níveis dos hormônios voltam ao normal. Entretanto, a vida moderna frequentemente nos expõe a situações cronicamente estressantes, e a resposta do organismo ao estresse não é suprimida. Dentre os fatores estressantes