O ESTILO TAM DE ENCANTAR O CLIENTE
EMPRESA: TAM
MARKETING BEST 1998
Enquanto puder, estarei sempre nos aeroportos recepcionando nossos passageiros, debaixo de chuva ou de sol, dormindo pouco e trabalhando muito. E ajudando a tornar a TAM muito maior do que ela é, mas sem perder as características que temos desde quando éramos menores, como, por exemplo, a preocupação de tratar cada cliente como se fosse único. Rolim Adolfo Amaro.
Introdução
Um aspecto curioso na evolução do conceito de marketing é que, ao longo do tempo, sua função foi se aproximando um pouco da forma como funcionavam as mercearias antigas, onde cada freguês era conhecido pelo nome e atendido pelo próprio dono. De fato, embora um pouco simplificadamente, esse é o ideal de empresas que pretendem “encantar ou cativar seus clientes.
O grande desafio do marketing moderno é fazer com que empresas de grande porte consigam estabelecer, com seus clientes, relacionamentos personalizados.
Essa tem sido a característica básica da forma de atuação da TAM.
É impossível falar da TAM sem se referir ao seu presidente, Rolim Amaro ou ao Comandante Rolim, como era conhecido. Sua estréia na aviação foi como piloto de táxi aéreo, voando em rotas da região Centro-Oeste. Viajando em pequenos aviões, era possível conversar com seus passageiros, conhecer suas atividades, saber sobre suas famílias... Muitas vezes, Rolim carregava as malas ou, até mesmo, acompanhava o cliente em seus compromissos profissionais – chegando a ajudar nos negócios, como, por exemplo, a escolher os bois que iria comprar.
A história da TAM remonta à década de 60. A companhia surgiu com o nome de Táxi Aéreo Marília, uma espécie de cooperativa de pilotos – todos proprietários de seus aviões que transportava passageiros e cargas entre o norte do Paraná e o sul dos Estados de São Paulo e Mato Grosso. Tempos depois, a empresa foi vendida para o grupo Ometto. Em 1976, seu principal acionista, Orlando Ometto, convida Rolim