O estado maniaco
O presente trabalho abordaremos o estado Maníaco, a hipocondria, As doenças precossomaticas e falaremos também dos seus tipos, causas, tratamento, cuidado de enfermagens na prevenção e no tratamento, e por fim a Educação para saúde.
Para o professor e os colegas agradecemos a vossa máxima atenção sobre os delicados temas.
DESENVOLVIMENTO
Estado Maníaco
Os tipos
1- Lítio
2- Anticonvulsivantes
3- Antipsicóticos
4- Eletroconvulsoterapia
Causas
A mania, particularmente nas formas mais graves associadas a delírios paranóides, agitação e irritabilidade, pode ser difícil de distinguir da esquizofrenia, que apresenta em geral maior número de delírios incongruentes com o humor e sintomas de primeira ordem (por exemplo: sonorização do pensamento, alucinações auditivas referindo-se ao paciente na terceira pessoa), além de sintomas negativos, como embotamento afectivo. Ideias delirantes de grandeza também podem aparecer na esquizofrenia, porém sem o humor expansivo ou eufórico observado na mania.
A hipomania pode ser confundida com estados de humor normais, como a alegria e a irritabilidade que costumam ter factores desencadeantes positivos ou negativos (como uma boa ou má notícia), que não necessariamente são percebidos pelos outros como diferentes do padrão habitual de humor da pessoa, não causam prejuízos, nem acarretam envolvimento com atividades de risco ou diminuição na necessidade de sono. A hipomania pode ou não ter factores desencadeantes, podendo estes ser positivos ou negativos, como o falecimento do cônjuge. Freqüentemente, a hipomania e o transtorno bipolar tipo II podem ser confundidos com transtornos de personalidade, como o anti-social, o narcisista, o histriônico e o borderline, resolve o problema deste diagnóstico diferencial permitindo a combinação destes quadros. Os transtornos de personalidade costumam ser mais crônicos, com início na infância ou na adolescência e ter pior resposta ao