lllllllllllll casa
Conceito:
Define-se um transtorno como um transtorno de humor a patologia cuja origem se dá através da mudança de humor ou afeto do paciente. Pelos critérios do ICD – International Classification of Diseases, são consideradas transtornos de humor as seguintes patologias:
F30 – Episódio Maníaco
F31 – Transtorno Afetivo Bipolar
F32 – Episódio Depressivo
F33 – Transtorno Depressivo Recorrente
F34 – Transtornos Persistentes de Humor Já pelos critérios do DSM-IV – Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, são consideradas as patologias:
Transtorno depressivo maior;
Transtorno bipolar;
Transtorno distímico;
Transtorno ciclotímico;
Tipos de Transtorno pelo ICD
F30 – Episódio Maníaco
Divisão para uma aparição isolada de episódio maníaco. Divide-se em alguns aspectos, mas com importância principal a 3. São eles: Hipomania – Uma elevação ligeira mas persistente do humor, de energia e atividade, relacionando-se com uma sensação intensa de bem-estar e de vigor físico e psíquico. Quem apresenta esse transtorno apresenta um grande aumento em funções sociais, como anseio de falar, energia sexual, um aumento de sociabilidade. Também apresenta uma necessidade menor de sono. O Hipomaníaco consegue exercer uma vida profissional sem maiores problemas, ainda que irritabilidade, comportamento ríspido e falta de escrúpulo lhe seja comum. Não apresenta alucinações ou ideias delirantes; Mania – Uma elevação muito elevada do humor. O maníaco torna-se um ser hiperativo, com dificuldades de manter a atenção em algo e com uma grande falta de necessidade do sono. Comumente, ele desenvolve um superego, além de perda de inibição. Mania com sintomas psicóticos – Semelhante ao caso acima, só que com o agravante de delírios de grandeza e alucinações, além de um hiperatividade descontrolada, a ponto de ser o sujeito incompreensível e incomunicável.
F31 – Transtorno Afetivo Bipolar
Transtornos que constam com