O espaço geografico- plano de aula
Objetivos
Após a realização das atividades espera-se que os alunos estejam aptos a: conhecer a organização do espaço geográfico chinês, tomando como exemplo o uso do solo em determinadas áreas urbanas e rurais; comparar o uso do solo urbano e rural entre as áreas da China socialista e de regiões que se desenvolvem sob as regras do regime capitalista, como Hong Kong e Taiwan; utilizar ferramentas multimídia como o Google Earth ou o Livemaps, reconhecendo-as como um Sistema de Informação Geográfica (SIG); reconhecer as imagens de satélite como elementos fundamentais para a análise de organização do espaço geográfico.
Introdução
Nas últimas décadas, a China vem emergindo no cenário econômico e geopolítico mundial como uma grande potência, ameaçando a hegemonia de países como os Estados Unidos e o Japão e de blocos econômicos como a União Européia. O crescimento da China está pautado no estabelecimento de uma economia socialista de mercado, que promove rápido desenvolvimento industrial, inchaço dos grandes centros urbanos e aumento dos níveis de poluição. Esse processo tem provocado profundas transformações no espaço geográfico chinês, tanto nas grandes cidades, como no campo. Com a ferramenta multimídia, que trabalha com imagens de satélite de toda a superfície terrestre, essa atividade promove a leitura de paisagens urbanas e rurais, como forma de conhecer a organização do espaço da China.
Conteúdo de Geografia
Representação da paisagem.
Desenvolvimento da atividade
1ª etapa Discuta com os alunos as principais transformações ocorridas na economia e no cotidiano dos chineses nas últimas três décadas, em decorrência da implantação de uma economia socialista de mercado. Ressalte as principais características da economia chinesa antes e depois da abertura econômica.
2ª etapa Apresente aos alunos uma das ferramentas multimídia. Explique que ela funciona também como um SIG de grande potencial didático para o reconhecimento das