O Envelhecimento Populacional e o Impacto na Politica de Saúde
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
GINA LIMA DE SAMPAIO
O Envelhecimento Populacional e o Impacto na Politica de Saúde
TERESINA
2013
GINA LIMA DE SAMPAIO
O Envelhecimento Populacional e o Impacto na Politica de Saúde
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná- UNOPAR como requisito para aprovação na disciplina.
Professores: Clarice Da Luz Kernkamp, Valquíria Apª. Dias Caprioli, Maria Lucimar Pereira, Maria Angela Santini, Rodrigo M. Trigueiro, Jossan Batistute.
TERESINA
2013
Introdução
A Constituição brasileira cita o idoso como cidadão em dos artigos 203, 229, e 230 e 1994 é promulgada a Lei 8842 a Política Nacional do Idoso (PNI) esse marco foi importante para todos aqueles que trabalham com a chamada terceira idade, ao ampliar a concepção de velhice e do processo de envelhecimento. A PNI avisa a necessidade do envolvimento da sociedade para que se possa enfrentar o desafio de assistir à uma população que nas últimas décadas tem apresentado um crescimento acentuado em nosso país.
Por isso é interessante que se saiba sobre Políticas Públicas e idoso, principalmente as que norteiam a saúde e qualidade de vida deste segmento populacional. O sistema de saúde vigente no Brasil foi o SUS (Sistema Único de Saúde) em 1990 que tem como princípios fundamentais a universalização da clientela, a integralidade da assistência, a equidade e a participação dos cidadãos é o SUS que hoje norteia as Políticas Públicas de Saúde no Brasil.
Em 10 de Dezembro de 1999 foi promulgada a Política Nacional de Saúde do Idoso (PNSI), através da Portaria 13395/GM, a qual se fundamenta na concepção da atenção integral à saúde da população em processo de envelhecimento, em conformidade com o que determina a Lei Orgânica da Saúde 8080/90 e a Lei 8142/94 que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS). Cabe promover o acesso dos idosos