resumo pas
introdução
A acessibilidade é a condição igualitária para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos meios de comunicação por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O Censo 2010, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indica que cerca de 45,6 milhões de pessoas (24% da população brasileira) têm algum tipo de incapacidade para ver, ouvir, mover-se ou alguma deficiência física e mental. (IBGE, 2010).
Metodologia
Conhecer a historia da UNIPABE, Conhecer as principais dificuldades enfrentadas na UNIPABE escolhido (União dos Paraplégicos de Belo Horizonte), Analisar e verificar as condições de acesso para cadeirantes, Verificar a estrutura em geral da associação para levantar os principais pontos de melhoria que pode ser feito, Após levantar os referentes pontos de melhoria, apresentar um possível projeto para implementação de melhoria.
Resultados
A instituição foi fundada em 19 de Novembro de 1978, inicialmente a instituição atendia apenas cadeirantes, depois começou a atender qualquer tipo de pessoa que precise de ajuda. Umas das dificuldades que a UNIPABEI enfrenta e na parte financeira, atualmente e mantida por doações. Nela é oferecido cursos de espanhol, inglês, informática, profissionalizantes é também tem a parte de atendimento a idosos, bhbus, encaminhamento a aposentadoria, auxilio doença e ect. Para fazer o cadastro na instituição basta levar os documentos necessários(Ferreira, 2013).
Conclusão
Em sumo, concluímos que através da UNIPABE, os trabalhos e projetos desenvolvidos para pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes, em relação a mobilidade, ainda é ineficaz, pois há dificuldades de acesso e locomoção em locais onde não há projetos de regulamentação urbana do código de Posturas Municipais, que atende