trabalho final contabilidade intermediaria
Este trabalho tem o objetivo de contribuir para o aprendizado teórico e prático do aluno do Curso de Ciências Contábeis com assuntos pertinentes a disciplina Contabilidade Intermediária. Deverá ser entregue no dia da AVALIAÇÂO FINAL (02/07/2013).
Está dividido em quatro partes: 1ª parte – Da Escrituração Mercantil. 2ª parte - Dos Aspectos Tributários. 3ª parte - Das Demonstrações Contábeis - A) Balanço Patrimonial - BP; B) Demonstração de Resultado de Exercício - DRE. Será composto de no máximo de 01 componente.
Deverá ser Encadernado em aspiral.
O Ato Constitutivo é necessário para o desenvolvimento de qualquer empreendimento, independente do fim (lucrativo ou não). A Lei 10.406 de 10/01/2002, Novo Código Civil Brasileiro, Livro II – Do Direito de Empresa, discorre sobre o assunto. O empreendimento será para explorar o ramo de atividade Comercial e de Prestação de Serviços. (Ver informações complementares.)
Primeira – Escrituração Mercantil.
Trata da escrituração mercantil de uma empresa num determinado período (para fins didático será escriturado apenas o mês em referência). Deverá ser escriturado no livro diário observando todas as formalidades intrínsecas e extrínsecas (Têrmos de Abertura e de Encerramento) e no Livro Razão.
Segunda – Dos Aspectos Tributários
Existem critérios de tributação determinados pela Receita Federal do Brasil. Lucro Real - Trimestral, Estimativa Mensal, Lucro Presumido e Simples Nacional. Adotaremos o critério Lucro Real Mensal - Pagamento por estimativa. O regime adotado para fins de apuração do ICMS será do Débito e Crédito.
Terceira parte – Das Demonstrações Financeiras
Conforme os artigos 175 e 176 da Lei 6404/76 alterados pelas Leis 11.638/2007 e 11.941/2009, ao final de cada exercício social as empresas deverão elaborar as Demonstrações Financeiras como segue: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações dos