O ENSINO DE QUÍMICA E A SUSTENTABILIDADEATRAVÉS DO BIOGÁS
1026 palavras
5 páginas
O ENSINO DE QUÍMICA E A SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DO BIOGÁS José Erick Gomes da Silva
Igo Roberto Moreno Marques da Silva
Vânia Nascimento Tenório Silva
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo expor considerações sobre a sustentabilidade incluindo a sua relação com o biogás enquanto uma opção estratégica na atual matriz energética brasileira. Trata-se ainda da importância do ensino de química sobre essa temática englobando a questão da preservação do meio ambiente a partir da educação ambiental. Entre as metodologias estão desde a utilização de conceitos químicos para entender e explicar questões acerca da sustentabilidade e que são pouco exploradas na sala de aula. A partir de uma exposição dos assuntos relacionados foi possível perceber que os estudantes adquiriram além de consciência ambiental - pelo fato do biogás ser uma energia renovável, como também um melhor entendimento sobre os referidos conteúdos.
PALAVRAS-CHAVES: Biogás; Ensino de química; Consciência ambiental.
Introdução
Pensar no estudo de química inclui as idéias de nocividade dos produtos químicos. São bastante noticiados os diversos estudos que comprovam os danos causados por produtos derivados do petróleo, as intoxicações e até, mesmo, a periculosidade de se trabalhar em laboratórios químicos são logo colocadas em exposição através das normas de segurança desses. É considerando o conjunto desses e de outros problemas que se enxergar a possibilidade de envolver os próprios estudos da sala de aula, durante os momentos de estudar química e de maneira simples, para apresentar soluções aos tão preocupantes problemas ambientas e alternativas resultantes da busca por fontes renováveis de energia.
Sendo a mistura do metano com o dióxido de carbono, o biogás é gerado nos aterros e deve ser de grande importância na temática de sustentabilidade uma vez que é uma fonte de energia, pois é formado pela decomposição de resíduos orgânicos depositados nos aterros e lixões e tem como um dos