O ensino de química nos anos iniciais
O professor tem condições de ensinar os conceitos básicos da química para os alunos, proporcionando assim, a contextualização destes conceitos ao longo do Ensino Fundamental.
Morais e Ramos 2010
Alunos compreendem mais usando conceitos, palavras que estão presentes em seu dia-a-dia. Promover pesquisas interdisciplinares abordando curiosidades, perguntas dos alunos torna a aula mais chamativa e assim fazendo com que o aluno assimile melhor o conteúdo.
Nos anos iniciais da química devem se dar mais destaque aos conceitos de substancias e de transformações derivando de atividades planejadas, buscando temas parecidos com as vivências cotidianas dos alunos.
Segundo o autor a associação de formulas de certas substancia a caracterização de certos materiais, como aspectos, som, peso, tempo que se decompõe ou também a utilização de bulas de remédios são métodos para começar a trazer a química mais perto do aluno. A utilização de microscópio é fundamental nas aulas praticas.
Buscar formas de atividades onde os alunos buscam exemplos em seu meio ou até mesmo a saída para verificar se a elementos químicos que são utilizados por profissionais em sua cidade. Exemplo: cabeleireira, farmácias, lojas de matérias de construção, lojas de produtos eletrônicos e entre outros.
Significados e conceitos são apropriados à medida que os alunos operam com os discursos dos quais as palavras e conceitos fazem parte. Os alunos conseguem compreender as explicações quando eles mesmos formulam. Por isso é importante deixar um pouco de lado a ideia de dar aula, de passar conteúdos aos alunos.
As diferenças de conhecimentos estão presente nos livros, internet, na comunidade onde vivemos ou até mesmo em uma sala de aula. Quando interagimos com outras pessoas ou até mesmo pela leitura, escrita, podemos ampliar significados de determinados conceitos. O livro didático apresenta propostas de atividades e conteúdos a serem