O ensino de lutas na educação física
Este trabalho relata o ensino de lutas na educação física escolar e a diferenciação do ensino de lutas nas aulas de educação física no ambiente escolar e as turmas de treinamento em academias fora ou dentro das escolas.
Veremos que a prática de lutas no ambiente escolar quando aplicado, possuí caráter de inclusão, cultura, socialização, superação, ampliação da capacidade motora e educacional, já nas academias, onde as lutas são realizadas em caráter desportivo, aborda-se a competição, defesa pessoal, prática de exercícios destinados à promoção da saúde.
As Lutas devem ser incluídas no planejamento escolar pelo professor de educação física, de modo que possa contribuir para a formação integral do educando, embora sabendo que a sociedade tem uma concepção muito errada sobre a prática das lutas, para tanto se faz importante mudar essas concepções.
Mudanças só se fazem através de elaboração de metodologias inovadoras, pois a pratica das lutas atua como válvula de escape em um público que quase sempre é entendido como difícil e que se encontram excluídos, assim as lutas surgem como uma forma de resgate.
.
LUTAS NA ESCOLA
A influência sofrida das lutas após os séculos até os dias de hoje, atua de forma cultural na vida da sociedade, possibilitando vários benefícios através dos estilos de lutas: saúde, estilo de vida, qualidade de vida, desenvolvimento motor, desporto, educação, resgate social.
A aplicabilidade das lutas na escola é auxiliar a propagação de valores, como; a moral, ética, formação de caráter e personalidade.
A prática de lutas é muito importante para o desenvolvimento físico e educacional da criança, pois a escola e o professor de educação física deve favorecer a criança o afastamento do sedentarismo, onde elas passam muitas horas em frente à televisão, computador e vídeo game, adquirindo hábitos errados, ficando doentes e se incluindo a grupos de risco.
Entretanto, no ambiente escolar, ainda é raro o professor de educação