O ensino de geografia
Curso de Pedagogia
ANDREZA ALVES DE CARVALHO
PATRÍCIA PEREIRA PRATES
RELATÓRIO DE PESQUISA
Trabalho apresentado à Disciplina de
Geografia e Ensino, do 4º Ano
do Curso de pedagogia da UNIFEMM, ministrada
pela professora Ana Carolina.
SETE LAGOAS 2012
INTRODUÇÃO
Na contemporaneidade são notáveis as transformações que estão acontecendo na natureza e no meio social, sejam elas provenientes dos avanços tecnológicos, da globalização ou da informatização. Assim, o ensino de geografia deve também acompanhar essas transformações e inovações para que se possa formar cidadãos atuantes, informados e conscientes do seu verdadeiro papel na sociedade. No entanto, o que observamos na maioria das vezes nas escolas, é um ensino de geografia maçante, tradicional e que não se compromete com a construção de uma sociedade ativa, concomitante com as mudanças e desafios do mundo atual.
O ensino tradicional da geografia – mnemônico e descritivo, alicerçado no esquema “a Terra e o Homem” – não tem lugar na escola do século XXI. Ou a geografia muda radicalmente e mostra que pode contribuir para formar cidadãos ativos, para levar o educando a compreender o mundo em que vivemos, para ajudá-lo a entender as relações problemáticas entre sociedade e natureza e entre todas as escalas geográficas, ou ela vai acabar virando peça de museu. (Vesentini, 2004 p. 220).
Porém, ainda não existem fórmulas, “receitas” e estratégias que melhor se adequem ao ensino desta disciplina na sala de aula, visto que cada educador, mesmo os mais comprometidos com o ensino de uma geografia crítica, possuem opiniões formadas, objetivos e maneiras diferentes de lecionar suas aulas. Nesta perspectiva, esse trabalho vem retratar o que os alunos pensam sobre a importância da disciplina de geografia para a sua