O enfrentamento da Questão social na Contemporaneidade
1. Introdução..………………………………………………………………………4
2. Desenvolvimento………………………………………………………………….5
2.1. Questão Social num mundo globalizado…………………………………………6
2.2. Surgimento do Serviço Social e a questão Social no Brasil........................8
3. Conclusão.......................................................................................................9
4. Referencias................................................................................................10
1. iNTRODUÇÃO
O Serviço Social no Brasil foi introduzido em 1930, como uma especialização da questão social. A profissão sofre as influências das mutações da mesma, enquanto a expressão social constituídas dos processos de alienação, antagonismo, desigualdade, discriminação e injustiça social que estão nos modos de ser e aparecer do capitalismo na sociedade brasileira.
No inicio da profissão a questão social era vista e tratada como questão moral, religiosa, ligado á natureza dos indivíduos e grupos sociais com os quais mantinham relações profissionais. A partir do movimento de reconceituação e, sobretudo, após 1980, a questão social passou a ser considerada como expressão de competição e desigualdade da sociedade brasileira, sendo vista então como “questão política” ligada ás condições de vida indignas e desumanas da maioria da população e expressão dos movimentos persistentes desta em resistir, torna-se cidadã em plenitude e dar novos rumos para essa sociedade.
Hoje a questão social, mais que nunca, é complexa, adquire dimensões amplas e profundas. Entra em um novo milênio com incertezas, crises e dilemas de toda ordem e natureza. Um milênio com progressos, mas também desigualdades inumeráveis e de todas as formas de violência por toda a parte.
Segundo Iamamoto (1999, p. 27), a Questão Social pode ser definida como: O conjunto