O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
1709 palavras
7 páginas
O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADEsumário
INTRODUÇÃO 04
ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE 05
CONCLUSÃO 08
REFERÊNCIAS 09
1. INTRODUÇÃO
A questão social na contemporaneidade é hoje em dia o fator mais importante em todos os países pelas grandes desigualdades existentes entre todos os povos. Enquanto num país a população sofre com o excesso de peso, em outro a população morre esqualida por não ter alimentação. No Brasil as desigualdades sociais são alarmantes, enquanto os canais de televisão mostram um país belissimo em paisagens maravilhosas, por outro lado mostram a degradação das pessoas nas “cracolândias”, que tem na maioria das cidades do país, um dos grandes fatores de violência que é o uso de drogas, álcool, a falta de infraestrutura desde da infância, etc.
Neste momento o Serviço Social é a profissão com maior ascensão no mercado de trabalho, se for um trabalho feito com seriedade pode ajudar e muito a população em geral para uma melhoria de vida, mas não é o único profissional envolvido neste contexto, a rede para funcionar tem que trabalhar em conjunto com psicólogos, assistentes sociais, poder judiciário e governo, só assim vamos ter resultados efetivos na sociedade.
2. ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
A questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. A questão social surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que