O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE.
1980 palavras
8 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO nome do curso: serviço socialALEXANRA GALENO LIMA
O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE.
PIRIPIRI
2013
ALEXANRA GALENO LIMA
O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE.
Trabalho apresentado como atividade orientadora da disciplina de Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I.
Prof.: Giane Albiazzetti, Gleiton lima, Lisnéia Rampazzo e Rosane Malvezzi.
PIRIPIRI
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONSIDERAÇOES FINAIS
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
O servico social ao escolher direitos sociais e competências profissionais como linhas diferentes sobre o ocupação Social na cena contemporânea, revida tanto a reais demandas da categoria profissional em seu trabalho cotidiano quanto cobre uma importante lacuna na literatura especializada recente sobre a temática das competências profissionais numa perspectiva histórico-crítica.
A competência crítica apropriada para desvendar os fundamentos conservantistas e tecnocráticos do discurso da competência burocrática. O discurso competente é crítico quando vai à origem e desvenda a trama submersa dos conhecimentos que explica as estratégias de ação. Essa crítica não é apenas mera recusa ou mera denúncia do instituído, do dado.
Essa informação se estabelece no contraponto permanente com a produção intelectual herdada, incorporando-a criticamente e ultrapassando o conhecimento acumulado. Determina um profissional culturalmente versado e politicamente atento ao tempo histórico; atento para decifrar o não-dito, os dilemas implícitos no ordenamento epidérmico do discurso autorizado pelo poder. Os rumos e estratégias de ação são