O efeito anódico
Autores
Cassia Ramos Miguel, n°5 – Técnico em Radiologia – Turma: 1/14
Claudiamara Fernanda de Almeida Santana, n°31 – Técnico em Radiologia – Turma: 1/14
Gisele Romano, n°11 – Técnico em Radiologia – Turma: 1/14
Maílson Dias da Silva, n°21 – Técnico em Radiologia – Turma: 1/14
Maira Dallfollo Portillo, n°22 – Técnico em Radiologia – Turma: 1/14
Marilza Brito Silva, n° 24 – Técnico em Radiologia – Turma: 1/14
Introdução
Vamos estudar neste experimento o efeito anódico, como ele atinge a câmara de ionização.
Conceito
O efeito anódico é a variação de energia com relação ao raio central de maneira mais brusca na direção do catodo e anodo.
Quanto mais distante do raio central maior vai ser a energia para o lado do catodo relacionada ao anodo.
No caso de uma determinada estrutura em relação a posicionamento devemos posicionar com a maior estrutura para o lado do catodo, seguindo sempre o raio central como base.
Procedimentos experimentais
Entramos no laboratório de radiologia junto com professor Alexsandro de Paula fomos até a mesa de exames e posicionamos o cabeçote a uma altura de 1 metro.
Para realizarmos o experimento utilizamos um aparelho de radiografia marca Siemens modelo Polymant Plus S e uma câmara de ionização modelo Rad-Chek Plus 06-526 marca Nuclear Associates Victoreen.
E utilizamos a seguinte técnica para os três disparos.
kVp = 85 mA = 200 mAs = 25
1° Disparo com o campo iluminado totalmente aberto posicionamos a câmara de ionização sob a luz da colimação, de maneira que o raio central atingisse o centro do sensor da câmara de ionização o botão reset foi apertado para zerar a quantificação, no momento em que colocou a mão na porta o aparelho foi preparado e o disparo realizado nos três posicionamentos.
2° Disparo a câmara de ionização foi reposicionada de maneira que o sensor ficasse dentro do campo iluminado mais próximo da margem lateral direita da