O Discurso do método: para bem conduzir a própria razão e procurar a verdade nas ciências
No Discurso do Método, Descartes anuncia os quatro delineamentos característicos da filosofia moderna mencionados: autonomia da filosofia , orientação gnosiológica ( parte da filosofia que trata de todos os conhecimentos), interesse pelo método, e o antropocentrismo.
A obra é um tratado filosófico na busca sobre a verdade, cujas causas devem ser procuradas pela reflexão e pela pesquisa, ou seja, por meio do raciocínio e de experiências que deem suporte a esse raciocínio.
2- Informações sobre o autor
René Descartes (1596-1650) foi um filósofo e matemático francês. Considerado o criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem a Filosofia Moderna. Nasceu no dia 31 de março em La Haye, antiga província de Touraine, na França. Filho de Joachim Descartes, advogado e juiz, proprietário de terras, com o título de escudeiro, primeiro grau de nobreza. Era também conselheiro no Parlamento de Rennes na vizinha cidade de Bretanha.
René Descartes estudou entre 1607 e 1615. no Colégio Jesuíta Royal Henry - Le Grand, que era estabelecido no castelo de La Fleche, doado aos jesuítas pelo rei Henrique IV. Na época o colégio mais prestigiado da França, com o objetivo de treinar as melhores mentes.
Formou-se em Direito pela Universidade de Poitiers. Dois anos depois, ingressou no exército do príncipe Maurício de Nassau na Holanda, onde estabelece contato com as descobertas recentes da Matemática. Aos 22 anos, começa a formular sua "geometria analítica" e seu "método de raciocinar corretamente". Rompe com a filosofia aristotélica adotada nas academias e, em 1619, propõe uma ciência unitária e universal, lançando as bases do método científico moderno.
Fonte: http://www.e-biografias.net/rene_descartes/
3- Objetivo
Estabelecer um método universal baseado no rigor matemático para fundamentar uma teoria do conhecimento.
4- Palavras-chaves
Método, Verdade, Razão.
5- Síntese esquemática
O autor subdivide a obra em seis