Funcionário Público motivado
A partir de pesquisas bibliográficas, este artigo tem por finalidade relatar de forma que seja compreendido os aspectos motivacionais dos indivíduos, mais especificamente nas organizações, dentre estes aspectos salienta-se o conceito de motivação, entendendo que é um processo responsável por impulso no comportamento do ser humano para uma determinada ação, que o estimula para realizar suas tarefas de forma que o objetivo esperado seja alcançado de forma satisfatória. Neste contexto vários teóricos se dedicaram a estudar sobre a motivação do indivíduo, dentre estes pode-se citar, Maslow, Herzberg, McGregor que contribuíram para uma análise mais detalhada do comportamento do indivíduo dentro das organizações, através de suas respectivas teorias, de modo a entender o que faz motivar o ser humano, conseqüências e como este processo pode acontecer. As teorias contemporâneas vêm agregar, fatores importantes as teorias até então existentes trazendo uma nova concepção de motivação para uma realidade enfrentada pelas organizações na atualidade.
George da silva, 18 de agosto de 2011
inShare
1. Conceito de motivação
A implantação da psicologia nas organizações nas últimas décadas concedeu aos gestores, as respostas de certas lacunas sobre o trabalho humano, pois o homem é movido por uma força interior, mas, para que seja satisfatória, e traga bem estar, é estimulada por fatores externos. No ponto econômico das organizações, quando o colaborador trabalha com satisfação é sinal de mais resultado e mais rentabilidade para a empresa.
Motivação é um processo responsável por impulso no comportamento do ser humano para uma determinada ação, que o estimula para realizar suas tarefas de forma que o objetivo esperado seja alcançado de forma satisfatória.
De acordo com Robbins (2005) a motivação possui três propriedades que a regem, uma é a direção, o foco da pessoa em sua meta e como