O dinheiro como valor no sistema capitalista
Ciências Sociais
O dinheiro como valor no sistema capitalista e socialista refletindo na elaboração dos valores da lei.
Bruna Caroline de Souza Alves
SALA -11, NOITE
Prof. Eduardo Salles Pimenta
Introdução
O capitalismo e o socialismo são dois sistemas sócios econômicos bem diferentes. Capitalismo é um sistema bem antigo, que tinha como objetivo a produção, acumulação de riquezas através do comércio. Os mais ricos compravam a mão-de-obra dos mais pobres, e assim dessa forma aqueles com maior poder de capital se enriqueciam, gerando assim a desigualdade social. No socialismo a proposta era bem diferente. Os pensadores humanistas tinham em mente, criar um sistema socioeconômico bem forte, onde acabariam com as desigualdades sociais. Com teorias bem diferentes, esses dois sistemas econômicos acabaram dividindo o mundo em dois, os países capitalistas, e os socialistas.
Em 1750, a Inglaterra foi o marco da Revolução Industrial, berço do Capitalismo. Posteriormente no século XIX outros países como: Estados Unidos, Alemanha, França, Japão e outros começam a adotar o sistema Capitalista. As consequências do Capitalismo foram drásticas, provocaram um grande deslocamento de pessoas do campo para as cidades, gerando concentrações urbanas (PAULINI; SILVA, 2005, p.04). Isso levou grande parte da mão-de-obra masculina para o desenvolvimento de ferrovias; mulheres e crianças foram utilizadas nas fábricas têxteis e nas minas com longas jornadas de trabalho e salários reduzidos.
Com as desigualdades sociais crescendo, os pensadores socialistas que eram Karl Marx (1818-1883), Friedrich Engels (1820-1895) começaram a estudar os fatos para explicar os fenômenos sociais que vinham ocorrendo. Segundo Campos (2007), na teoria marxista, o Estado é o meio pelo qual uma classe domina e explora outra.
O Manifesto