Anale das Categorias de Marx
NÚCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZÔNICOS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TRÓPICO ÚMIDO
DAIANA BRITO DOS SANTOS
QUESTÕES DO LIVRO “O CAPITAL” DE KARL MARX
BELÉM - PA
2013
DAIANA BRITO DOS SANTOS
QUESTÕES DO LIVRO “O CAPITAL” DE KARL MARX
Atividade apresentada à disciplina de Fundamentos Econômicos do Desenvolvimento Sustentável, ministrado pelo Professor Doutor Francisco de Assis Costa, do Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento da Universidade Federal do Pará, como exigência parcial de avaliação.
BELÉM - PA
2013
1- Apresente a teoria do dinheiro, em Marx.
Para Marx o mundo é estruturado por pressupostos de mercadoria e faz-se necessário compreender o caráter dual das mercadorias (por possuírem valor de uso e valor de troca) entretanto, existe uma diferenciação entre dinheiro e demais mercadorias. A teoria do dinheiro em Marx começa com a explicação a partir da caracterização das relações mercantis da essência do dinheiro: o cerne da questão é que o dinheiro tem poder social.
Desse modo, por mais que o dinheiro apresente um vinculo estrito com o valor, ele se movimenta de maneira autônoma para além do valor, ainda que este seja sua essência; além disso, de maneira dialética o dinheiro apresenta determinantes próprios.
Por trás do equivalente geral está o trabalho humano, de modo que o dinheiro se caracteriza como uma expressão do trabalho socializado, ademais para o Marx o dinheiro é a mercadoria que exerce papel de equivalente geral , definindo-se a partir da ideia de moeda-mercadoria destacando-se como forma independente do valor de troca, o que lhe permite certa contraposição quando comparada as demais mercadorias enquanto medida de valor. Desse modo, o dinheiro é um fim em si mesmo que aparece como um intermediário para realizar transações. É importante salientar que não é