projeto educacional monteiro lobato
CRONOGRAMA:
INTRODUÇÃO: A possibilidade de levar as crianças à riqueza de nossa cultura, criando uma identidade nacional, inseri-los nos costumes de nosso povo concentrando nossos próprios costumes e os de outras regiões. Vamos entrar agora no mundo encantado do sítio do pica-pau amarelo resgatando as cantigas de roda, as brincadeiras cantadas, os brinquedos da época bem como as receitas e jogos folclóricos. Apresentando as crianças o autor dessas maravilhosas histórias que encantam gerações em gerações. Mostrar que todos os personagens que fazem parte do Sitio estão interligados com o nosso folclore relembrando as situações vivenciadas quando crianças e nos dias atuais como, por exemplo, a vovó Benta nos lembra o aconchego, a Emilia a boneca de pano que adora brinquedos antigos, o estudioso Visconde, Narizinho e Pedrinho a fantasia, inocência, sonhos e encantamento, Tia Anastacia os quitutes receitas diversas, Tio Barnabé contos e causas, a Cuca os medos, Saci as lendas e outros personagens cada um com a sua característica.
OBJETIVO GERAL:
Favorecer o desenvolvimento das capacidades linguísticas e criadora das crianças, fomentando nelas o gosto pela leitura e escrita, através das inesquecíveis histórias, músicas e personagens do Sitio do Pica pau Amarelo.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Resgatar a diversidade cultural através das brincadeiras;
Conhecer os brinquedos e brincadeiras dos tempos dos avôs, identificando os costumes da época e o respeito pelos idosos;
Despertar a curiosidade da vida no sitio e personagens trazendo para nossa realidade;
Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, sopbre a biografia e obras de Monteiro Lobato;
Comentar as histórias ouvidas, trocando opiniões sobre as mesmas;
Entrar em contato com as características do texto;
Oferecer um acervo sobre vida e obras de Monteiro Lobato;
Promover interações significativas entre as crianças nas