Teoria da Cor
A cor é a impressão que a luz refletida nos objetos faz nos nossos olhos.
Luz- Cor
Sem luz não há cor, desde cedo que o Homem reconhece a importância da cor, mas só em 1676 se consegue explicar fisicamente o fenómeno, quando Isaac Newton prova, através de um prisma de três faces, que a luz do sol pode ser decomposta em várias cores, produzindo assim um espectro (espectro esse formado pelo vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta). Conclui-se assim que é da luz que resulta a cor e que das junção de todas as cores resulta a luz branca.
Às duas espécies de luz que juntas dão branco dá-se o nome de complementares.
Refração
Acontece quando a luz passa de um meio para outro (por exemplo do ar para a água ou vice-versa), alterando a sua velocidade e direção de propagação.
Reflexão
Consiste em a luz voltar a propagar-se no meio de origem, após incidir sobre determinada superfície, mudando assim a sua trajetória.
Absorção
Fenómeno pelo qual uma substância retém a radiação de determinados comprimentos de onda.
Os objetos absorvem todas as cores que recebem da luz do sol, exceto a sua cor. Por exemplo , uma maçã vermelha reflete o vermlho, absorvendo todas as outras cores. (O preto absorve todas as cores e o branco reflete todas). Quanto maior a absorção de cor, maior a produção de calor, daí as casas serem brancas em lugares quentes, porque se tornam mais frescas, uma vez que o branco não absorve nenhuma cor.
Círculo Cromático
Cores Primárias: cores puras, que não podem ser obtidas através de nenhuma mistura. É a partir da mistura das cores primárias (azul ciane, magenta e amarelo) que se formam as restantes cores.
Cores Secundárias: obtidas através da mistura de duas cores primárias (vermelho, verde e violeta).
Cores terciárias (ou intermédias): resultam da mistura de uma cor secundária com uma primária