Qualidade de Projeto
NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
Celso Carlos NOVAES
Professor doutor - Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Engenharia Civil tel.: (16) 2608262 - fax.: (16) 2608259 - e-mail: cnovaes@power.ufscar.br
RESUMO
Verifica-se no setor da construção de edifícios um movimento de valorização do processo de projeto, embora ainda restrito a ambientes produtivos efetivamente competitivos. Como contribuição às iniciativas adotadas neste movimento, este trabalho apresenta um conjunto de ações destinadas ao controle e garantia da qualidade dos projetos. Para tanto, apresentam-se as conceituações de projeto, enfocando-o tanto como produto, quanto como processo.
1. INTRODUÇÃO
Importante aspecto da qualidade do empreendimento e da edificação, do ponto de vista da organização do processo de produção, refere-se aos mecanismos estabelecidos para o controle e garantia da qualidade dos projetos, a partir da constatação de que o projeto completo resulta da conjugação de profissionais com formações técnicas e experiências diversas, e, por conseqüência, com visões diferenciadas de seu próprio papel no desenvolvimento do processo.
2. BREVE CONCEITUAÇÃO DE PROJETO: PROJETO-PROCESSO E PROJETOPRODUTO
Cabe a distinção entre dois conceitos para projeto. Um estático, referente a projeto como produto, constituído por elementos gráficos e descritivos, ordenados e elaborados de acordo com linguagem apropriada, destinado a atender às necessidades da etapa de produção. E outro, dinâmico, que confere ao projeto um sentido de processo, através do qual as soluções são elaboradas e necessitam ser compatibilizadas.
Assim, o projeto assume um caráter tecnológico e outro gerencial. Tecnológico, devido às soluções presentes nos detalhamentos dos vários projetos elaborados; e gerencial, pela natureza de seu processo, composto por fases diferenciadas e no qual intervêm um conjunto de participantes, com específicas