O dinamica de grupo no comercio varejista
2828 palavras
12 páginas
Toda e qualquer empresa precisa recrutar e selecionar. Nos dias de hoje, este processo está ainda mais complexo e vai além de avaliar currículos e promover entrevistas. A tarefa de buscar no mercado de trabalho um profissional que atenda ao perfil e às necessidades do cargo a ser ocupado exige do recrutador, além de competência técnica, habilidade, bom senso e dinamismo. Nesta entrevista concedida ao Portal da Enfermagem, Maria de Lourdes Neves Fonseca Azevedo da Costa, especialista em Psicologia Social das Organizações e Psicologia Organizacional e do Trabalho, explica a diferença entre recrutar e selecionar e o que abrange cada tarefa. Ela ainda ressalta que as instituições são cobradas por melhores resultados, por atendimento e prestação de serviço com maior qualidade e que recrutar e selecionar faz parte do objetivo a ser alcançado. Mestre em Bioética, Maria de Lourdes atua há 28 anos na área de Gestão de Pessoas no segmento da Saúde e, atualmente, é Gerente de Gestão de Pessoas do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP).
Como podemos definir Recrutamento e Seleção de Pessoal?
Embora possa receber outros nomes como captação de talentos, gerenciamento de pessoal, e o que mais a nomenclatura mais moderna exigir, se você quiser contratar alguém para trabalhar em sua empresa, vai precisar recrutar e selecionar.
É interessante porque sempre falamos recrutamento e seleção como se fosse um nome composto. Na verdade não o é. E por sinal são situações bem distintas dentro do processo. Recrutar significa identificar - no universo de possibilidades que você tem - as pessoas que possuem os requisitos básicos para ocupar a vaga em aberto. Selecionar é definir entre os candidatos recrutados aquele ou aqueles mais adequados aos cargos existentes, visando manter ou aumentar a eficiência da organização e conduzi-la à excelência e ao sucesso.
Como é operacionalizado e quais os principais meios de recrutamento de pessoal?
O que inicia um processo de