o diabo veste prado
RESUMO
A sedução é um fator determinante no filme. O tempo todo é salientado a importância da editora para o mercado de moda e a frase: “um milhão de garotas dariam a vida para estar em seu lugar”, contextualiza a realidade modista. Miranda é tida como uma pessoa referência onde muitos gostariam de presenciar e estar naquele lugar, trabalhando ao seu lado, independente dos sacrifícios. Estilistas renomados e marcas conhecidas são destaques na história. Sacolas, bolsas, telefones, canetas, e casacos são apresentados de maneira escancarada com objetivo de seduzir a personagem e, por que não, o público. Falar desse discurso sedutor sem o glamour é praticamente impossível.
O glamour contido nesse texto leva o sujeito a sonhar e desejar um determinado produto, mesmo que isso esteja longe de sua realidade. A moda ganhou contornos ainda mais sedutores com a publicidade. Anúncios em revistas, jornais, outdoors cada vez mais requintados, retratam as mulheres com formas perfeitas. Na televisão, os desfiles de moda e as novelas lançam tendências e celebridades. Enfim, a mídia é uma arma de grande poder neste mundo, sendo ela quem comunica, quem anuncia e quem leva as necessidades ao receptor, o que gera o consumo exacerbado da população receptora destas mensagens.
Destacamos o início do filme que mostra os detalhes das roupas das meninas que sonham com o emprego na Runway, lingeries com rendas, sapatos vernizados, cabelos impecáveis, onde tudo isso é comparado ao estilo de Andréa. A obra mostra festas maravilhosas, frisantes, canapés de salmão, limousines, cabelos e maquiagens esplendidas, pessoas belas, glamour, muito glamour com o intuito de encantar não só a personagem Andy, mas aos que assistem ao filme também.
Afinal, o filme trata-se de uma comédia romântica, gênero cinematográfico voltado para o público feminino. A sedução é o discurso perfeito para esse tipo seguimento cultural que se destaca tanto no filme, como