O Dia 20 de Novembro e a Mussuca

341 palavras 2 páginas
Consciência Negra - “O Dia 20 de Novembro e a Mussuca”

Em 10 de novembro de 2011 a Presidência da República institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, através da Lei 12.519. A data escolhida foi 20 de novembro em homenagem ao líder do Quilombo Palmares morto em combate defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista, local onde os negros escravizados aqui no Brasil se refugiavam. O dia 20 de novembro, aborda temas como: igualdade nas relações étnico-raciais, combate a discriminação e ao preconceito, além de discutir e trabalhar na conscientização da sociedade sobre a importância da etnia negra e sua influência na formação cultural do povo brasileiro, como podemos perceber no modo de ser, saber/fazer, nos lugares, na gastronomia, na religiosidade, nas manifestações artísticas e culturais, entre outros elementos que identificam a cultura brasileira, sendo parte integrante do patrimônio material e imaterial.
O município sergipano de Laranjeiras, possui uma das mais belas paisagens da arquitetura colonial, respira história e cultura, sendo um local destacado no século XIX como centro comercial de Sergipe, onde era desenvolvido no vale da Cotinguiba a atividade agro-açucareira, reunindo o maior número de africanos da província. O município possui uma localidade que é uma referência no que concerne a preservação da cultura afro-brasileira, estamos nos referindo ao Povoado Mussuca, considerado um dos mais significativos reduto da cultura afrodescendente de Sergipe. A comunidade recebeu o título de remanescentes quilombolas em 2006, pela Fundação Cultural Palmares.
No entanto, entendemos que não devemos tratar de questões inerentes aos negros somente em um dia, porém, o dia 20 de novembro é uma data que propicia encontros, diálogos e reflexões sobre temáticas que envolvem esses grupos étnicos, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida desses povos considerados remanescentes de sociedade

Relacionados

  • eLIS
    3779 palavras | 16 páginas
  • Africa
    4830 palavras | 20 páginas